Em empresas de qualquer porte, o desenvolvimento da criatividade é essencial ao processo inovador.
Não é mais possível admitir que, em pleno século XXI, uma empresa que almeja o sucesso não tenha como lema a inovação.
Mas, além disso, é preciso ter como princípio o processo criativo. É com a combinação dessas duas ações – criar e inovar – que organizações continuarão a existir nas próximas décadas e, junto a diversas ações estruturantes, manterem-se competitivas.
Por isso, listamos abaixo as Sete Leis da Criatividade, segundo Victor Mirshawkao Junior, diretor de pós-graduaçãoda Fundação Armando Alvares Penteado(FAAP). As sete leis da CRIATIVIDADE 1 - Domine a autocrítica A primeira e talvez mais simples providência que você pode empreender para melhorar sua criatividade é entrar em contato com o seu senso de auto-avaliação. 2 - Seja um entusiasta da mudança A ligação entre criatividade e mudança é óbvia, pois é esse processo que permite a implementação das idéias criativas, às vezes em detrimento do já existente. 3 - Busque o diferente Não fique no usual: leia assuntos diferentes, coma pratos exóticos, percorra caminhos alternativos, fale com pessoas de experiências diversas. 4 - Persista Chover no molhado é preciso. Faz parte da natureza o princípiom da seleção, quer seja de espécies, quer seja de idéias. 5 - Aumente seu conhecimento Fator imprescindível à criatividade: o conhecimento formal e teórico ou o conhecimento tácito e prático de como fazer algo. 6 - “Distribua” sua criatividade Faça com que pelo menos uma parte de seus esforços criativos beneficie outras pessoas além de você.
7 - Sonhe com o impossível
Imaginar o futuro, por mais impossível, fantástico, ou aparentemente irrealizável quepareça, além de ser sedutor, é a marca registradaa marcaregistrada dos grandes inventores, ede alguns dos grandes gênios.